quinta-feira, 18 de novembro de 2010

" Obediencia e Discernimento Precedem a Vitoria"

Olá, A Paz do Senhor a Todos!

Obediencia e discernimento precedem a vitoria, mas a dispersão e rebeldia leva ao fracasso.
O rei Saul foi um rei desobediente e sofreu grandes consequencias por isso... a primeira delas foi a perca do reino.

I Sm 13:8-14 - E esperou Saul sete dias, até ao tempo que Samuel determinara; não vindo, porém, Samuel a Gilgal, o povo se dispersava dele.
Então disse Saul: Trazei-me aqui um holocausto, e ofertas pacíficas. E ofereceu o holocausto.
E sucedeu que, acabando ele de oferecer o holocausto, eis que Samuel chegou; e Saul lhe saiu ao encontro, para o saudar.
Então disse Samuel: Que fizeste? Disse Saul: Porquanto via que o povo se espalhava de mim, e tu não vinhas nos dias aprazados, e os filisteus já se tinham ajuntado em Micmás,
Eu disse: Agora descerão os filisteus sobre mim a Gilgal, e ainda à face do Senhor não orei; e constrangi-me, e ofereci holocausto.
Então disse Samuel a Saul: Procedeste nesciamente, e não guardaste o mandamento que o Senhor teu Deus te ordenou; porque agora o Senhor teria confirmado o teu reino sobre Israel para sempre;
Porém agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração, e já lhe tem ordenado o Senhor, que seja capitão sobre o seu povo, porquanto não guardaste o que o Senhor te ordenou.

Saul perde o trono por desobediencia. Ele não esperou o tempo determinado por Deus.

I Sm 13:22 - E sucedeu que, no dia da peleja, não se achou nem espada nem lança na mão de todo o povo que estava com Saul e com Jônatas; porém acharam-se com Saul e com Jônatas seu filho.

Saul perdeu o foco, baixou guarda e não percebeu que seu exército estava desarmado para a guerra.

I Sm 14:6 - Disse, pois, Jônatas ao moço que lhe levava as armas: Vem, passemos à guarnição destes incircuncisos; porventura operará o Senhor por nós, porque para com o Senhor nenhum impedimento há de livrar com muitos ou com poucos.

Enquanto o rei Saul estava disperso, Jônatas, seu filho, teve o discernimento que era hora de partir pra guerra. Jônatas declarou ao seu companheiro de guerra que Deus poderia livrá-los das mãos dos Filisteus, pois para Deus não há impedimento p/ operar. Jônatas estava conectado no trono.

Para Deus não importa o numero de guerreiros; importa que os que se levantam a batalha estejam preparados, aptos a discernir a hora certa do ataque, e sobretudo, confie que para ELE tudo é possivel!

I Sm 14:12-13 - E os homens da guarnição responderam a Jônatas e ao seu pajem de armas, e disseram: Subi a nós, e nós vos ensinaremos uma lição. E disse Jônatas ao seu pajem de armas: Sobe atrás de mim, porque o Senhor os tem entregado na mão de Israel.
Então subiu Jônatas com os pés e com as mãos, e o seu pajem de armas atrás dele; e os filisteus caíam diante de Jônatas, e o seu pajem de armas os matava atrás dele.

Jônatas derrotou cerca de 20 homens nessa primeira etapa da batalha, pois Deus era com ele.

Tudo isso acontecia e o rei Saul continuava no mesmo lugar - não percebeu a falta de Jonatas e seu pajem de armas.
A Palavra diz nos versiculos seguintes que houve tremor na terra, no arraial onde haviam matado 20 dos filisteus... Então Saul percebeu um grande movimento e so então deu falta de Jônatas e seu pajem de armas.
Existem pessoas que so "acordam" em meio a tremores...

Se estamos a frente de uma batalha, jamais podemos perder o discernimento de como e quando agir. Devemos obedecer e seguir ordens.

Porém, se perdermos o foco, Deus levanta um sensivel a Sua voz e continua a batalha até vencer os inimigos.
Deus jamais deixa Sua obra incompleta por falta de guerreiros obedientes, pois sempre existirá um Jônatas em meio aos Sauls.

I Sm 14:23 - Assim livrou o Senhor a Israel naquele dia; e o arraial passou a Bete-Aven.

Que o Senhor possa nos fazer cada dia mais sensiveis a Sua voz e obedientes aos seus mandamentos.

Deus te abençoe,
Whenida

Nenhum comentário:

Postar um comentário